Muitas pessoas se preocupam com a qualidade de sua alimentação – procuram consumir alimentos que realmente irão nutrir seu organismo e ajudar a manter uma boa saúde. Mas poucas pessoas dão a devida atenção a maneira como estão ingerindo estes alimentos, a mastigação é parte muito importante no processo de absorção de nutrientes, de uma boa digestão e manutenção de um peso saudável.
Mas como deve mastigar? O alimento de consistência sólida, após a mastigação deve passar a ser cremoso, para isso é necessário mastigar aproximadamente 30 vezes cada garfada. Além de ajudar na digestão e absorção de nutrientes a mastigação adequada fortalece os músculos de nossa face. O tempo médio de um refeição deve ser de 20 a 25 minutos, que é aproximadamente o tempo que nosso cérebro leva para informar que estamos satisfeitos.
A mastigação pode ser o caminho para perder e manter o peso. Quando se come sem pressa o centro da saciedade é estimulado enquanto você ainda esta comendo, evitando os excessos. Ou seja, a pessoa se sente saciada com uma menor quantidade de alimentos e isso ajuda no controle da quantidade de comida ingerida. E além de todos os benefícios para a saúde, com uma mastigação mais compassada os sabores dos alimentos também ficam mais intensos e você aprecia melhor as refeições.

A mastigação adequada permite que sintamos melhor o aroma e o sabor dos alimentos. Quanto maior a intensidade destas sensações, menor o risco de se empanturrar. Desenvolva o hábito de fazer suas refeições com calma e sem distrações.

É fundamental para a nossa nutrição mastigar os alimentos até que estejam completamente triturados em consistência pastosa e só depois engolir. Caso contrário os alimentos chegarão aos pedaços no estômago. O resultado é uma digestão inadequada, azia, fermentações, mau hálito, gases, distensão abdominal e a sensação de “estufamento” que podem favorecer o acúmulo de gorduras na região abdominal.
mastigação e seus beneficios
Sugestões para adquirir esse hábito:
– Escolha o horário de suas refeições em que tenha mais tempo e alimente-se com calma. Mastigar os alimentos pode até ajudar a reduzir a ansiedade.
–  A cada refeição ou lanche mastigue com calma , saboreando o alimentos até transformar o sólido em pastoso.
– Inicie a refeição com alimentos frescos, crus e de consistência mais rígida (legumes crus, verduras, cereais integrais), esses alimentos pedem uma dedicação maior na mastigação. Assim, quando você for se servir do prato principal, que é mais calórico, o seu centro da saciedade já começou a ser ativado e você comerá menos.
– Evite alimentos de consistência macia ou cremosa na mesma refeição; como purês, suflês, pudins, massas.
– Saia da mesa satisfeito , mas nunca com o estômago totalmente cheio.
– Repouse os talheres a cada garfada, o que ajuda a diminuir a velocidade da mastigação;
– Evite se possível situações estressantes, TV ligada no momento da refeição, o que poderá ser uma distração e atrapalhar o processo da mastigação lenta.
Mastigar com calma, é algo muito simples mas extremamente importante para a saúde. Desfrutar desse momento com tranquilidade, sentindo os diferentes sabores e aromas, contribui para ingerirmos a quantidade de alimentos da qual realmente precisamos, sem exageros.

Últimas Notícias

Deixe seu comentário