Rir é o melhor remédio
Norman Cousins foi um homem que gostava de estudar as emoções humanas – e acreditava que esta era a chave para a cura de diversas doenças. Ele foi diagnosticado com uma doença chamada Espondilite Anquilosante. Esta doença causa inflamação das articulações entre os ossos da coluna vertebral e nas articulações entre a coluna e a pelve. Um dos sintomas da Espondilite Anquilosante é a intensa dor – que se torna ainda mais intensa à noite. Mas ele estava prestes a descobrir que rir é o melhor remédio!
Norman optou por começar um tratamento alternativo, contra a vontade de seus médicos. Este tratamento era baseado em muita Vitamina C e também em riso, muito riso. Durante a noite, quando as dores se intensificavam, ele assistia a filmes de comédia e ria intensamente. Após 10 minutos de muito riso, ele sentia alívio das dores. Realmente rir é o melhor remédio!
Foi este tratamento inusitado que provocou o início de uma série de estudos relacionados aos benefícios do riso para a saúde.
E sabe o que esses estudos concluíram? Sabe por que Rir é o melhor remédio?
Rir libera endorfina. Este hormônio é o responsável pelo alívio das dores que Norman Cousins sentia. Além de seu efeito anestésico, ele é um ótimo aliado no combate à depressão, ansiedade e estresse.
Rir combate as rugas. Quando uma pessoa sorri, ela movimenta 12 músculos faciais. Ao gargalhar 24, Ao conversar e gargalhar ao mesmo tempo, essa pessoa movimenta 84 músculos. Trabalhar tantos músculos contribui para o tônus muscular evitando assim a flacidez e o aparecimento de rugas.
Aumenta produção hormonal e a freqüência cardíaca, além de contribuir para melhorar a circulação sanguínea.
Rir melhora a digestão. Quem nunca riu tanto, ao ponto de ficar com o abdômen dolorido? Isso acontece porque você estimula os músculos desta região quando gargalha. Este estímulo massageia o sistema gastrointestinal, auxiliando a digestão.
“Neurologistas da Universidade Stanford descobriram outra razão pela qual dar risada nos faz sentir bem”, noticia o periódico UC Berkeley Wellness Letter. “Eles monitoraram a atividade cerebral de pessoas que lêem histórias em quadrinhos cômicas. Descobriram que o bom humor e dar risada desencadearam os ‘centros de recompensa’” do cérebro, as mesmas áreas afetadas pelas drogas estimulantes. “Rir diminui a tensão, tranqüiliza a mente e levanta o ânimo”, diz o Wellness Letter.
E você, o que te faz sorrir?