A EFT foi desenvolvida por Gary Craig a partir do trabalho de Roger Callahan, psicólogo americano que conhecia acupuntura. Callahan descobriu, por meio de experiências no consultório, que toda emoção negativa é causada por bloqueios na circulação da energia vital. Ao fazermos a energia fluir, a emoção negativa é dissolvida. Nos atendimentos, ele estimulava os meridianos dos pacientes, batendo neles com a ponta dos dedos.

A EFT trata:

  • Ansiedade
  • Insônia
  • Medos
  • Fobias
  • Dores
  • Tensão e outras emoções negativas, como traumas
  • Medo de falar em público
  • Voar de avião.

EFT – Emotional Freedom Techniques (ou Tapping) é uma terapia que atua na energia dos meridianos através de toques ou batidas ligeiras. A técnica trabalha no sistema energético corporal, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, e usa certos pontos da acupuntura. Por este motivo muitas vezes é chamado de acupuntura sem agulhas.

Apesar de diferir da acupuntura, uma vez que o cliente precisa estar com o foco de atenção nos pensamentos que geram suas emoções, de modo a se atingir um alvo específico, ou seja, o assunto a ser tratado. Normalmente este pensamento é traduzido em fala para facilitar a concentração (talking), por isso também é chamada de acupuntura psicológica ou emocional.

A técnica estimula áreas do corpo a fim de liberar a energia e emoções negativas retidas nestes.

A medicina chinesa acredita que as doenças são causadas por bloqueios em alguns pontos do corpo – capazes de provocar alterações químicas e hormonais.

Como funciona?

A técnica consiste na aplicação de estímulos — leves batidas — em alguns pontos dos meridianos de acupuntura, enquanto o cliente mentaliza a atenção no assunto a se tratar, objetivando o desbloqueio desses canais de energias, equilibrando o sistema energético do corpo, removendo emoções e traumas de toda ordem, que impedem o livre fluxo energético, potencializando a possibilidade de cura da pessoa.

O terapeuta faz as perguntas para que o cliente informe o que o incomoda, medo, insegura, ansiedade, vícios, entre outros. A partir daí frases são formuladas para estimular o desbloqueio, o cliente repete os gestos enquanto fala.

A EFT pode até ser aplicada a distância com a ajuda de um terapeuta.

Quando aparece os resultados?

Existe muita divulgação de casos “milagre em um 1 minuto” . É verdade que os resultados são mais rápidos quando comparados com as terapias convencionais. Porem a prática mostra que é necessário, na maior parte das vezes, um trabalho persistente. Embora algumas poucas pessoas consigam obter resultados em apenas uma rodada de EFT.

Ressalto que embora simples e fácil de praticar, o resultado dependerá do comprometimento de se praticar a terapia. Vale lembrar que nenhuma conquista vem sem esforço.

A EFT não apresenta contra-indicações, nem efeitos colaterais negativos.

Claro, há uma descarga emocional, que é útil para libertar o bloqueio emocional tanto que choro, gritos, bocejos e arrotos são comuns e esperados. No entanto, há técnicas de visualização e condução na sequência que impedem o cliente de imergir e reviver o acontecimento traumático.

É uma técnica suave e que pode ser auto aplicada sempre que necessário.