Nossas mentes são formadas por três partes: consciente, subconsciente e inconsciente. Então, enquanto a mente consciente é aquela que vê, ouve e raciocina e a inconsciente é aquela dos atos mecânicos, como respirar, digerir, andar, etc, é na mente subconsciente que ficam retidos todos os nossos pensamentos, hábitos e padrões comportamentais.

A mente subconsciente absorve tudo aquilo que pensamos e acreditamos. Conteúdo este não necessariamente composto por 100% de verdades. Por exemplo, toda vez que dizemos: “isso é muito difícil para mim”, o subconsciente absorve e entende como certo. Ele não julga, diferentemente da mente consciente. Ele simplesmente aceita e armazena. Dessa forma, repetindo sempre que aquilo é difícil para você, este conceito ficará tão enraizado, que cada vez que você tentar, irá fracassar, o que só alimentará ainda mais sua frustração e o pensamento de impotência ficará mais forte e mais constante.

Desse modo, reprogramar a mente é substituir padrões antigos, verdades inconvenientes, por outros que lhe sejam favoráveis. Afinal, somos moldáveis, somos perfeitos e divinos. Podemos de fato evoluir o tanto que nos predispormos. É o nosso livre-arbítrio em ação.

E como fazer isso?

Vamos  substituir pensamentos negativos e limitadores por meio de técnicas de relaxamento e visualização criativa. A reprogramação mental, na verdade, faz você pensar diferente e enxergar a vida diferente de uma forma mais positiva e saudável. Pois a realidade não é a mesma para todos, assim como as pessoas não são vistas e sentidas da mesma forma por todos.